SOBRE A AUTORA

A força do sublime

Prefácio, de Célia Siqueira Farjallat, decana dos jornalistas de Campinas-SP, educadora e grande amante da poesia, ao livro "Moléculas da Canção" (Komedi, 2003), antologia de poemas de Maria do Rosário Lino:

A poesia é uma das maiores criações humanas. Ela é a força do sublime, é uma arte que torna as pessoas melhores, que as eleva para Deus.
Ainda me emociono e me considero uma pessoa feliz toda vez que leio as criações de Shakespeare, por exemplo. Tenho sempre um livro do Bardo inglês próximo de mim, para poder ler e reler poemas imortais.
A poesia feita no Brasil é muito boa e temos mulheres que se destacam de modo particular nessa arte, como Cecilia Meireles. A sensibilidade feminina torna a poesia das mulheres especial.
Uma das belas revelações dos últimos tempos na arte poética é a produção de Maria do Rosário Lino, que agora nos apresenta uma antologia de seus primeiros livros.
Maria do Rosário tem uma poesia vigorosa, que nos transmite muito sentimento sem ser sentimentalóide. A linguagem utilizada demonstra um alto nível intelectual e, principalmente, precisão para transmitir as ideias.
Por todos esses motivos, a poesia de Maria do Rosário Lino é de grande valor para a cultura brasileira em geral e para a produção cultural de Campinas e região de forma específica. Que todos tenham, então, uma ótima leitura.