ENSAIOS

Televisão,
a Aldeia do Exílio
(Sun Edições, 1993)



"Televisão, a Aldeia do Exílio" é uma leitura indispensável para profissionais e estudantes da área de Comunicação Social, e para todos interessados em conhecer um pouco mais da ideo-estrutura deste veículo poderoso, que tem uma influência marcante na vida moderna. O livro também contém uma análise crítica da cobertura, pela televisão brasileira, de momentos decisivos da história recente do País, como o Collorgate e a Rio-92. Os ensaios que constituem o livro são, enfim, uma tentativa de desvendar a tríade fato-TV-espectador, sobretudo o lado dos bastidores televisivos, onde não transitam os artitas, mas os interesses políticos, econômicos, o poder. (Contracapa de Televisão, a Aldeia do Exílio)


O Tetra no País
do Surreal
(4F Comunicação, 1994)


"O Brasil é mesmo um País de absurdos, cheio de surrealismo. De repente, jogando mal e feio, o time de Parreira acaba ganhando a Copa dos Estados Unidos. Mais uma vez, o futebol reflete a própria realidade brasileira, marcada pelos mais profundos contrastes. O Tetra no País do Surreal inclui comentários sobre a relação tão apaixonada entre o brasileiro e o futebol.
Uma relação tão forte que sempre motivou o uso e o abuso do esporte com objetivos políticos. O livro também levanta pistas sobre por que o futebol, apesar de seu apelo popular, tem uma presença tão limitada na cultura brasileira. É um livro, enfim, para todos os fãs do futebol, mas, acima de tudo, para todos os amantes do Brasil" (Contrapa de O Tetra no País do Surreal, de co-autoria de Maria do Rosário Lino e José Pedro Martins).

O prefácio do livro é do Dr.Sócrates. Aí está:


As ilustrações, inclusive a charge do Dr.Sócrates, são do Félix, que fez belo trabalho. Os capítulos do livro:
1. Geopolítica do futebol. Como o futebol é utilizado pelos grandes interesses políticos e econonômicos no mundo globalizado.
2. A Tetratelevisão. Como o futebol se tornou um esporte mais do que tudo televisivo.
3. Os votos do futebol. Velha relação entre futebol e política partidária no Brasil.
4. Nas redes da cultura. Como as manifestações artísticas brasileiras olham o futebol. Por que nossa literatura fala tão pouco do esporte que é a cara do Brasil?
5. Imagem instantânea. Comentários sobre imagens que ficaram da Copa de 1994.
6. Etecétera. Curiosidades sobre os bastidores da Copa de 1994.
7. Frases feitas da Copa. Frases, de vários personagens, contando a Copa de 1994.


O Dr.Sócrates, no traço de Félix


Parreira na berlinda, por Félix